2 de ago. de 2009

Gripe Suína - mais uma vilã em nossas vidas




De tempos em tempos nosso planeta é acometido por algum vírus mortal que varre parte da nossa espécie da face da Terra. O vírus da vez é o Influenza A (H1N1), mais conhecido como "gripe suína", que vem matando sem dó nem piedade nossos irmãos de caminhada.

A vacina ainda está em processo de fabricação e existe uma força mundial trabalhando na criação da nova vacina, com previsão de chegada ao Brasil para 2010 como explicado pela Srª Fernanda Scavacini na coluna "Tire suas dúvidas" do Jornal O Globo.

A gripe tem evoluído de forma mais grave nas gestantes e para tentar entender o comportamento mais agressivo do H1N1 com as grávidas, a Fiocruz analisará amostras fornecidas pelo IML das mulheres que faleceram acometidas desta gripe. A Secretaria de Saúde informou que as grávidas com sintomas do vírus receberão o antiviral Tamiflu antes da confirmação da doença, como ação preventiva.

Para ajudar no esclarecimento, resolví blogar algumas dicas que recolhi pela Internet:

  • Se precisar ir ao Hospital ou a um Posto de Saúde, jamais coloque as mãos nos olhos, nariz ou boca, sua ou de seus filhos, já que o contágio se dá pelo contato com secreções como saliva e muco nasal de alguém infectado.
  • Teoricamente, quem já foi acometido pela gripe e ficou curado estaria imune como ocorre com a gripe comum; entretanto, no caso de mutação deste novo vírus, uma nova contaminação pode acontecer.
  • O vírus sobrevive até 72 horas fora do organismo, o que significa dizer que se alguém infectado espirra sobre uma mesa, corre-se o risco de pegar o vírus mesmo depois que essa pessoa tenha saído do ambiente, bastando tocar nessas gotículas e esfregar a mão no rosto.
  • Os sintomas da gripe são: febre acima de 38°, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e dificuldade respiratória. Deve-se procurar o atendimento médico imediatamente.
  • Os sintomas podem aparecer em até 5 dias após o contágio.
  • A distribuição do Tamiflu é realizada pelas Secretarias Estaduais; o médico orientará onde o paciente poderá retirar o medicamento.
  • O uso de máscara não é totalmente eficaz para prevenção da gripe.
  • Procure manter sua casa arejada, lave sempre as mãos com sabão ou álcool em gel e, para as pessoas que estão em tratamento devem procurar ficar isoladas em seus lares, espirrar e tossir em lenços descartáveis, nem compartilhar objetos pessoais como toalhas, talheres, copos, fronhas, etc.
O total de mortes confirmadas no país já chegou a 68. Em 2008 nosso inimigo era o "aedes aegypti", o mosquito transmissor da dengue, que neste ano resolveu atacar no norte e nordeste do país. Agora estamos envolvidos com a "gripe suína". Além das providências que somos orientados a tomar, só nos resta rezar e agradecer a Deus diuturnamente por nossas vidas.

Sinceramente, eu só gostaria de entender como esses vírus surgem do nada e devastam a vida de tantas famílias. Faz lembrar aquelas Teorias da Conspiração que são divulgadas para explicar o extermínio de alguns grupos. E você, já tem alguma teoria sobre o assunto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: