5 de ago. de 2009

Um Defeito Incorrigível da Mulher



Recebí este e-mail e achei muito interessante. Não sei quem é o autor (ou autora) porque muitos dos textos que chegam em nossa caixa postal rodam pela web sem autoria. Mas, seja quem for, estava muito inspirado. Veja se não tenho razão:

Quando Deus fez a mulher, já estava nas horas extras do seu sexto dia de trabalho.

Um anjo apareceu e Lhe disse:
- Por que gastas tanto tempo com esta?

E o Senhor respondeu:
- Você viu minha Folha de Especificações para ela? Deve ser completamente lavável, porém não ser de plástico, ter mais de duzentas partes móveis, todas arredondadas e macias e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa e sobras, ter um colo que possa acomodar 4 crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho raspado até um coração ferido, e fazer tudo isso com somente duas mãos.

O anjo se maravilhou com os requisitos.
- Somente duas mãos... Impossível! E este é somente o modelo "standard"? É muito trabalho para um só dia... Espere até amanhã para terminá-la, Senhor.

- Não o farei - protestou o Senhor. Estou muito perto de terminar esta criação, que é a favorida de Meu próprio coração. Ela já se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar dezoito horas por dia.

O anjo se aproximou e tocou a mulher.
- Porém a fizeste tão suave, Senhor!

- E suave - disse Deus - porém a fiz também forte. Não tens idéia do que pode aguentar ou conseguir.

- Será capaz de pensar? perguntou o anjo.

- Não somente será capaz de pensar, mas também de raciocinar e negociar.

Então, notando algo, o anjo estendeu a mão e tocou a pálpebra da mulher...
- Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Te disse que estavas colcoando muitas coisas nela.

- Isso não é nenhum vazamento... É uma lágrima - corrigiu o Senhor.

- Para que serve a lágrima? - perguntou o anjo.

E Deus disse:
- As lágrimas são sua maneira de expressar sua sorte, suas penas, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento e seu orgulho.

Isto impressionou muit o anjo.
- És um gênio, Senhor. Pensaste em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa.

- Sim, ela é! A mulher tem forças que maravilham os homens. Aguentam dificuldades, carregam grandes cargas físicas e emocionais, porém têm amor e sorte. Sorriem quando querem gritar, cantam quando querem chorar, choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam pelo que acreditam. Enfrentam a injustiça, não aceitam "não" como resposta, quando elas acreditam que haja uma solução melhor. Se privam para que sua família possa ter algo.

E continuou:
- Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente. Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando suas amizades conseguem prêmios. São felizes quando ouvem falar de um nascimento ou casamento. Seu coração se despedaça quando morre uma amiga. Sofrem com a perda de um ser querido mas são ainda mais fortes quando pensam que já não há mais forças. Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração ferido.

- Porém há um defeito incorrigível na mulher:

É que ela se esqueceu o quanto vale!


2 de ago. de 2009

Gripe Suína - mais uma vilã em nossas vidas




De tempos em tempos nosso planeta é acometido por algum vírus mortal que varre parte da nossa espécie da face da Terra. O vírus da vez é o Influenza A (H1N1), mais conhecido como "gripe suína", que vem matando sem dó nem piedade nossos irmãos de caminhada.

A vacina ainda está em processo de fabricação e existe uma força mundial trabalhando na criação da nova vacina, com previsão de chegada ao Brasil para 2010 como explicado pela Srª Fernanda Scavacini na coluna "Tire suas dúvidas" do Jornal O Globo.

A gripe tem evoluído de forma mais grave nas gestantes e para tentar entender o comportamento mais agressivo do H1N1 com as grávidas, a Fiocruz analisará amostras fornecidas pelo IML das mulheres que faleceram acometidas desta gripe. A Secretaria de Saúde informou que as grávidas com sintomas do vírus receberão o antiviral Tamiflu antes da confirmação da doença, como ação preventiva.

Para ajudar no esclarecimento, resolví blogar algumas dicas que recolhi pela Internet:

  • Se precisar ir ao Hospital ou a um Posto de Saúde, jamais coloque as mãos nos olhos, nariz ou boca, sua ou de seus filhos, já que o contágio se dá pelo contato com secreções como saliva e muco nasal de alguém infectado.
  • Teoricamente, quem já foi acometido pela gripe e ficou curado estaria imune como ocorre com a gripe comum; entretanto, no caso de mutação deste novo vírus, uma nova contaminação pode acontecer.
  • O vírus sobrevive até 72 horas fora do organismo, o que significa dizer que se alguém infectado espirra sobre uma mesa, corre-se o risco de pegar o vírus mesmo depois que essa pessoa tenha saído do ambiente, bastando tocar nessas gotículas e esfregar a mão no rosto.
  • Os sintomas da gripe são: febre acima de 38°, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e dificuldade respiratória. Deve-se procurar o atendimento médico imediatamente.
  • Os sintomas podem aparecer em até 5 dias após o contágio.
  • A distribuição do Tamiflu é realizada pelas Secretarias Estaduais; o médico orientará onde o paciente poderá retirar o medicamento.
  • O uso de máscara não é totalmente eficaz para prevenção da gripe.
  • Procure manter sua casa arejada, lave sempre as mãos com sabão ou álcool em gel e, para as pessoas que estão em tratamento devem procurar ficar isoladas em seus lares, espirrar e tossir em lenços descartáveis, nem compartilhar objetos pessoais como toalhas, talheres, copos, fronhas, etc.
O total de mortes confirmadas no país já chegou a 68. Em 2008 nosso inimigo era o "aedes aegypti", o mosquito transmissor da dengue, que neste ano resolveu atacar no norte e nordeste do país. Agora estamos envolvidos com a "gripe suína". Além das providências que somos orientados a tomar, só nos resta rezar e agradecer a Deus diuturnamente por nossas vidas.

Sinceramente, eu só gostaria de entender como esses vírus surgem do nada e devastam a vida de tantas famílias. Faz lembrar aquelas Teorias da Conspiração que são divulgadas para explicar o extermínio de alguns grupos. E você, já tem alguma teoria sobre o assunto?