5 de jun. de 2011

Retiro Espiritual (4ª parte)



Acomodações
1ª dia no retiro:
Sala de Meditação e Yoga
Combinamos de nos encontrar às 7:50 para nossa primeira aula de Pranayama (controle dos movimentos da respiração).


Na sala estávamos apenas eu, minha filha, um casal e uma moça além do monge, é claro.


Acredito que por sermos um grupo pequeno, a instrução foi melhor apreendida.


Pelo menos para mim, gostei muito dos exercícios pois ao sair sentia meu corpo totalmente revigorado, sem os nós musculares que me acompanham devido à minha ansiedade e estresse.


Devo confessar que cochilei em alguns momentos da palestra pois nosso instrutor, embora conhecedor profundo de todas as técnicas, possuía uma voz sem alterações no tom, utilizada para relaxamento mesmo, o que me fez "bater cabeça" durante sua apresentação.


Fiquei muito sem graça com isso mas era algo incontrolável. Minha filha confidenciou-me que caiu no sono diversas vezes também (que falta de educação a nossa...).


Fomos convidados a participar de um momento espiritual hare-krishna no templo onde observamos um monge explicando aos seus discípulos o conteúdo do Bhagavad-gita. Eles têm o costume de se levantar às 4:00 da manhã (momento em que uma espécie de sino é tocado chamando os fiéis para as orações) e se reúnem no templo para cantar e louvar Krishna. Ficam assim até às 8:30, em jejum.


Interessante ver como vivem esses seguidores. Estão envoltos em orações, cultos, cânticos, mantras, tudo tão diferente do mundo em que vivemos...


Finalmente fomos convidados para o café da manhã. Gente, o que é aquilo? Que deliciosa era a comida. Muita fartura também mas, não se esqueçam, tudo super natural.
Pão (preto), queijo branco, manteiga sem sal, café com leite (de um sabor que não sei identificar), bolo - uau, só delícias.


Com tempo disponível, caminhamos por entre as árvores, tiramos muitas fotos das instalações e, por volta das 13h fomos almoçar.
Lago


Outra vez, pratos e mais pratos de comida lactovegetariana deliciosa.


Repetimos 2 ou 3 vezes os pratos. Queria tanto estas receitas !


Ficamos de nos encontrar outra vez por volta das 17h para mais uma palestra e, às 18h, começaria um cerimonial no templo.


Mais uma vez perdí a hora pois apagamos na cama. Com aquele frio, só queríamos ficar embaixo das cobertas. Foi um soninho muito gostoso.


Às 18h fomos ao templo e ficamos surpresas pois outro grupo (desta vez bem grande) que estava hospedado em um hotel mais acima veio participar do evento. Ficou super animado quando começaram a cantar e a dançar. 


Após a oração (da qual não participei) foi a vez do jantar. Percebí que o jantar é como uma ceia, igual à noite em que chegamos, com alimentação bem leve.


Embora tenha levado alguns biscoitinhos, batatinha frita, chocolate e outras guloseimas, para o caso de sentirmos fome entre as atividades, somente desfrutei delas na primeira noite, logo que chegamos já que o jantar é muito leve e eu estava com muita fome. 


Mais tarde, por volta das 20h houve a cerimônia do fogo onde, de acordo com eles, tudo o que é ruim pode ser queimado nas chamas (inveja, depressão, mal estar...). Será que queimam preguiça também?


A cerimônia também foi muito animada pois o grupo do outro hotel retornou.


Pularam e dançaram ao som dos mantras e tambores até às 21h e então fomos todos dormir.


Na próxima publicação, nosso segundo dia no retiro.



Para acompanhar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: