21 de set. de 2011

Números que Impressionam

"Cada povo tem o governo que merece." - Joseph De Maistre, filósofo e diplomata francês

Fui informada de que existe um site onde você pode participar de votações emitindo sua opinião, como cidadão brasileiro, sobre vários itens que são votados no Congresso Nacional.


Trata-se de enquetes realizadas pelo DataSenado que dá voz aos internautas. Pode não ser de grande utilidade na discussão da pauta de projetos que tramitam naquela Casa, mas é no mínimo curioso. O próprio site adverte que as enquetes não podem ser avaliadas como a expressão do povo brasileiro justamente pela quantidade de participantes.


Obviamente seu voto servirá apenas como estatística mas se propõe a avaliar o que o povo pensa sobre determinados assuntos de relevância para o nosso País.


Eis alguns assuntos que já foram pesquisados com seus respectivos resultados:


Você é a favor ou contra o projeto que torna crime a criação de identidade ou perfil falsos na internet?
61.490 votos, sendo 31,6% a favor e 68,4% contra.


Você é a favor ou contra o projeto que inclui os atos de corrupção na Lei dos Crimes Hediondos, que aplica punições mais severas aos condenados?
426.618 votos, sendo 99,4% a favor e 0,6% contra.


Você é a favor ou contra o projeto que cria cadastro nacional, de acesso público, sobre condenados por pedofilia?
Apenas 1.458 votos, sendo 85,7% a favor e 14,3% contra.


Você é a favor ou contra o projeto que permite o aborto de fetos anencéfalos?
22.458 votos, sendo 39% a favor e 61% contra.


O site mostra muitos outros assuntos polêmicos como a alteração na identidade para os transexuais que desejam registrar oficialmente seu prenome social, reserva de vagas para idosos em concursos públicos, propaganda de bebidas alcoólicas, doações eleitorais, esterilização de cães e gatos, exame da OAB e por aí vai...


O que se pode avaliar, inicialmente, é que o povo se predispõe a realizar ligações para votação no BBB que arregimenta 51.108.875 de telespectadores, se dispõe a ir para as ruas para participar da parada gay que reúne 4.000.000 de pessoas, adora o carnaval carioca que une aproximadamente 2.000.000 de foliões por dia somente no Rio de Janeiro, enquanto que votações de cunho nacional juntam, no máximo, 426 mil votos (como visto acima), apenas 200 pessoas na passeata em Copacabana pela Paz no Rio, e 100 pessoas pelo movimento que repudia o assassinato da juíza em Niterói...


Esse desequilíbrio e o descaso da população pelos assuntos que realmente interessam ao povo é assustador. É muito fácil reclamar dos políticos, da corrupção, de valores distorcidos, mas efetivamente, são poucos os que levantam sua voz em busca de justiça.


Fica a denúncia e a sugestão para engordar as votações do Congresso, através do site do Senado.


Atualmente, e até o dia 30 de setembro, está em votação a enquete sobre o projeto de lei que veda o uso, fabricação, importação, comercialização e distribuição de sacolas plásticas não biodegradáveis. Apenas 736 votos até este momento.


Participe! Seja um dos brasileiros que se importa com os assuntos que realmente importam ao povo.


Comente este post, siga meu blog e você já estará participando do sorteio do áudio-livro "O Efeito Facebook".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: