15 de mai. de 2012

Os 15 locais mais sujos da sua casa



Seu lar pode não ser o lugar mais limpo do mundo. Germes se desenvolvem em locais nos quais não damos a devida atenção por falta de tempo, por serem de difícil acesso ou até mesmo por esquecimento. Mas atenção: eles podem causar doenças para todos da sua família!

Alguns estudos comprovaram que os objetos que você mais usa são provavelmente a razão pela qual ficamos doentes, segundo a ABC News.

Veja a lista e prepare-se para limpá-los pelo menos uma vez por mês:


1. Aspirador de pó
É meu amigo que mora sozinho ou que divide o apartamento, ou então minha amiga que mora sozinha, acompanhada ou com a família, o aspirador de pó (uma benção) muitas vezes é esquecido. Ficamos tão ocupados limpando a sujeira, pelos, cabelos, poeira, que nos esquecemos de limpar o próprio aspirador. Abra-o de vez em quando e esvazie o saquinho para não guardar os germezinhos lá dentro.

2. Tapetes
Eu sei que você limpa, calma! Mas... e debaixo deles? Se seu animal de estimação urinou e você nem percebeu, se você cortou as unhas, se guardou sujeira debaixo do tapete, não esqueça que ele precisa ser lavado, pelo menos uma vez por ano, tá?

3. Bolsas e carteiras de dinheiro
Pesquisadores descobriram que esses itens do nosso dia a dia são sacos de doenças. Que tal fazer uma limpeza de vez em quando, tirar o que não serve, sacudir, passar um pano ou lavar por dentro e por fora? Afinal você vive manuseando esses artigos. Depois esquece, leva as mãos aos olhos, à boca...

4. Plantas
Se você tem plantas em casa, logicamente as mantém molhadas. Mas e as folhas? Tenha o hábito de limpá-las individualmente de vez em quando pois criam uma camada de sujeira e você nem percebe.

5. Lixeira
O lixo, nós jogamos fora mas e a lixeira? Você costuma limpar? Uma vez a cada duas semanas faça uma faxina nas latas de lixo, lavando-as com desinfetante por dentro, por fora e nas tampas. Os insetos podem se reproduzir sem pedir licença.

6. Porta-escovas
Não importa onde você guarda sua escova de dente. Limpe o local para que não crie aquele bolor escuro desagradável.

7. Interruptores
Ah! Aposto que você nem se lembrava deles não é? Chegamos da rua e vamos logo acendendo a luz da sala. Saímos do banheiro e apagamos a luz. Imagine se colocássemos uma lente de aumento bem potente! Com certeza sairíamos correndo de casa ou passaríamos a utilizar velas... Mas não esqueça que não se deve jogar água senão o resultado será bem pior.

8. Maçanetas
A maioria das pessoas teme maçanetas de banheiros públicos mas se esquece que as de casa também podem ficar contaminados, do mesmo jeito que foi explicado com o item interruptores.

9. Fogão e Geladeira
Calma, eu sei que você limpa seu fogão e sua geladeira mas, você tem o mesmo cuidado com o chão embaixo deles? São restos de alimentos, pó, migalhas, que ficam esquecidos. Depois você quer saber porque as baratas e formigas gostam tanto da sua cozinha... Ah! Não se esqueça de limpar em cima da geladeira também.

10. Quadros
Da próxima vez que for limpar seus quadros, não se esqueça de tirá-los do prego e limpar atrás deles. Aranhas adoram fazer suas teias lá.

11. Cama
Logicamente também devemos limpar debaixo da cama, onde o acúmulo de sujeira chega a ser um desafio à nossa paciência. Como junta poeira...

12. Ventiladores de teto e lustres
Eu sei que é um saco mas não podem ser deixados para trás. Ventiladores então, giram e atiram a poeira para todo lado. Para quem tem alergia, é um grande vilão.
E se você tem luzes externas, por estarem sujeitas ao ar livre acumulam insetos, chuva, mofo... Retire a cúpula se houver e limpe com limpa-vidros.

13. Persianas
Só porque você as fecha durante a noite, não significa que a poeira se foi. Usando um limpador de vidros com um pano, limpe suas persianas pelo menos uma vez por mês e não se esqueça das cortinas que devem ser lavadas pelo menos de seis em seis meses.

14. Cortina de banheiro
Já que falamos em cortina, para aqueles que tem cortina no box, existe uma grande possibilidade de juntar mofo até porque elas retém o sabonete e o shampoo que você usa. Lave-as, preferencialmente uma vez por semana.

15. Telefones
Não somente os fixos. Os celulares também são foco de bactérias tais como as maçanetas. Não custa passar um paninho de vez em quando.

Parece neurótico mas não custa prezar pela saúde, não é? Beijos e boa faxina.


fonte: www.huffingtonpost.ca/2012/05/01/cleaning-your-home
imagem: jan-leasure.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: