6 de fev. de 2013



A sonda da NASA capturou suas primeiras fotos de cometa ISON, um andarilho de gelo que alguns cientistas dizem que pode ser observado como o "cometa do século" quando oscilará através do sistema solar ainda este ano.

As fotos foram tiradas pela sonda Deep Impact da NASA e revelaram que o  cometa ISON aparenta ser uma bola brilhante, empoeirada, movendo-se contra um fundo cheio de estrelas. A sonda tirou as fotos em 17 de janeiro e 18 de janeiro a partir de uma distância de cerca de 493 milhões milhas (793 milhões de quilômetros).

O Cometa ISON tem sido o foco de muita expectativa entre os cientistas e astrônomos devido ao seu potencial  em uma possível exibição espetacular no final de novembro, quando faz a sua maior aproximação ao sol. Algumas previsões prever o cometa poderia brilhar mais que a lua cheia. Em meados de janeiro, a cauda do cometa era mais de 40.000 milhas (64,400 km).

Alguns astrônomos afirmam que as projeções que o cometa ISON (oficialmente designado cometa C/20012 S1 (ISON))  será extremamente brilhante no céu noturno, possivelmente até mesmo rivalizando com a lua cheia. Não se sabe ainda se o cometa irá atender às expectativas, mas já se tornou um alvo para a Nasa e os astrônomos amadores. 


O Cometa ISON foi descoberto em setembro de 2012 pelos astrônomos russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok usando um telescópio 15,7 polegadas (0,4 metros) da Rede Científica Internacional óptico (ISON), perto de Kislovodsk. 

O Cometa ISON fará a sua maior aproximação do Sol em 28 de novembro, momento em que estará a 1,2 milhões de km da superfície da estrela. Se o cometa sobreviver à abordagem, não desbotar ou quebrar, pode se transformar em um espetáculo celestial, dizem os cientistas.

O cometa fará sua maior aproximação à Terra em 26 de dezembro, quando passará a 64 milhões km do planeta. Os cientistas garantem que ele não representa uma ameaça de impacto com a Terra.

De acordo com o site, se você tem uma imagem impressionante do cometa ISON ou qualquer outra visão do céu noturno que gostaria de compartilhar, mande para Tariq Malik em spacephotos @ space.com .

Será que teremos a chance de vê-lo também?  Comente ou mande-me fotos  do céu se você também curte apreciar as estrelas. Ainda vou comprar um telescópio. Deve ser fantástico admirar essa obra de Deus!

Fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: