29 de abr. de 2013

Extinção Humana pela Tecnologia


A tecnologia é um negócio arriscado. Pelo menos, é o que alguns cientistas temem: a proposta do Centro de Estudos de Risco Existencial da Universidade de Cambridge reunirá pesquisadores para debater como podemos nos preparar para os perigos relacionados à tecnologia introduzidas pelo homem no futuro.


Mas o que são estas possíveis ameaças? Bem, em parte, é muito cedo para dizer - que é precisamente o que o centro pretende estudar. No entanto, co-fundadores do centro têm sugerido que devemos prestar mais atenção às potenciais desvantagens da construção de sofisticadas máquinas, artificialmente inteligentes ou de produzir vírus da gripe. E se construirmos computadores que são espertos demais para o nosso próprio bem, e escrever seu próprio código que venha causar estragos no nosso sistema bancário ou na rede elétrica? Ou, se um poderoso vírus geneticamente modificado é erroneamente solto a partir de um laboratório de biotecnologia e infecta milhões de pessoas?

Dr. Martin Rees, empresário e professor de astrofísica na Universidade de Cambridge, dirigido esses "e se" no vídeo abaixo (em inglês)  e abaixo do vídeo a transcrição completa traduzida pelo Google.


Transcrição:


BIANCA Bosker : Imagine que você tenha ativado as notícias da manhã e descobriu que um exército de robôs têm auto-montados e estão agora a fazer exigências sobre os líderes nacionais. Ou você verifique Twitter, e ver que sua explodiu com a notícia de que um vírus geneticamente modificado foi erroneamente solta a partir de um laboratório de biotecnologia, e agora está infectando milhões de pessoas. Soa como algo de um filme de Hollywood ou sci-fi romance, certo? Mas, na verdade, os pesquisadores do Centro da Universidade de Cambridge para o Estudo do Risco Existencial estão investigando a probabilidade de esses tipos de cenários apocalípticos se tornando uma realidade. A pergunta central é: Poderia nossas próprias invenções fazem-nos não apenas obsoleto, mas erradicar nos inteiramente?

MARTIN REES : É óbvio que existem riscos relacionados com os efeitos sobre o meio ambiente, desastres fugitivos de lá. Há riscos em redes de computadores quebrando e há outros riscos de potenciais novas tecnologias e, claro, há o risco permanente de algum tipo de catástrofe nuclear. Então todas essas coisas são possíveis e uma coisa que nós certamente fazer é pegar um grupo de cientistas que atravessam todos os campos em conjunto e tê-los a debater.

BB : pesquisadores do Centro incidirá em quatro áreas-chave que poderiam representar o maior risco para os seres humanos no futuro. Eles são cibernéticos, ameaças nucleares, biológicas e ambientais.


MR : É valioso em seu próprio direito de tentar e ter como completar uma lista possível de ameaças, incluindo até mesmo os loucos, para que, como evidência vem, você ajustar suas apostas contra os diferentes e decidir o que é sério e que não são.

BB : Nunca antes, na história da Terra, tem a ameaça de catástrofes feitas pelo homem foram iguais aos naturais. E enquanto sabemos que podemos sobreviver terremotos e tsunamis, não temos qualquer experiência real sobrevivente nessas situações doomsdays induzidas pelo homem.

MR : O impacto humano sobre a biosfera e do clima é, pela primeira vez substancial. E somos ameaçados por pequenos grupos habilitados pela tecnologia poderosa. Então este é o primeiro século, quando uma espécie, ou seja, nossos, vai determinar o futuro do planeta.

BB : Então qualquer um desses cenários, como uma explosão de super germes ou um take-over de inteligência artificial, exagerada?

MR : Nós nos preocupamos demais sobre acidentes de avião e coisas assim. Nós gastamos muito pouco se preocupar com essas outras ameaças menos familiares. Eu acho que é importante ter em mente que o fato de que algo está estranho, não significa que é improvável.

BB : Então, em outras palavras, não suar as pequenas coisas - especialmente quando um robô-apocalipse poderia estar no horizonte. Nós estaremos mantendo um olho sobre o trabalho do centro como traçar a linha entre ficção científica e fatos científicos. Entretanto, diga-nos o que você pensa: Será que a tecnologia seja para os seres humanos que o asteróide era dos dinossauros?

Fonte: http://www.huffingtonpost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: