12 de jun. de 2013

Homens e Mulheres são tão diferentes assim?


Finalmente a ciência prova o que já sabíamos – a frase "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus" é falsa. De acordo com um novo estudo da Universidade de Rochester, homens e mulheres não têm tais características psicológicas distintas.

Os pesquisadores, Harry Reis, professor de psicologia da Universidade de Rochester, e Bobbi Carothers, analista sênior de dados do Centro de Ciência do Sistema de Saúde Pública da Universidade de Washington em St. Louis, concluíram que as características que tradicionalmente associamos com um sexo ou a outro, na verdade, existem em um continuum.

"Isto é, não existem dois sexos distintos, mas em vez disso há gradações lineares de variáveis ​​associadas com o sexo, tais como masculinidade ou a intimidade, todos os quais são contínuos".

Carothers e Reis reanalisaram ​​os dados de 13 estudos anteriores , os quais mostraram significativas diferenças sociais entre homens e mulheres. No geral, eles compilaram dados sobre mais de 13.000 pessoas - incluindo uma amostra de 109 homens e 167 mulheres de uma aula de psicologia da universidade que os pesquisadores entrevistaram - e detectou  122 características diferentes . Eles examinaram tudo, de força física e atitudes sexuais, de preferências acadêmicas, os critérios de seleção de parceiros e traços de personalidade importantes, e analisou os dados através de três diferentes procedimentos estatísticos, em busca de características confiáveis que poderiam indicar se um indivíduo era um homem ou uma mulher. Acontece que não há muitos.
Os dados, publicados na edição de fevereiro do Journal of Personality e Social Psychology , mostrou homens e mulheres como dois grupos que geralmente apresentam características físicas distintas, com um mínimo de sobreposição. Por exemplo, os homens são esmagadoramente mais altos do que as mulheres e tendem a ter ombros mais largos. Mas quando se trata de traços psicológicos, há uma sobreposição de um conjunto muito mais do que há diferença.

Diferenças de gênero podem existir, mas não da maneira que artigos de revistas femininas.

Longe de ver homens e mulheres em diferentes categorias psicológicas, os resultados das pesquisas de Carothers e Reis suportam a ideia de que as diferenças dos indivíduos muitas vezes têm pouco a ver com gênero. 


Fonte: www.huffingtonpost.com
Imagem: www.brucesallan.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: