5 de jun. de 2013

Jornada Mundial da Juventude 2013




Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.


São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.

Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.

INFORMAÇÕES PARA O PEREGRINO:
Inscrições: Para efetuar a sua inscrição, entre na área Participe, opte pelo item Inscrição de Peregrinos e coloque seus dados pessoais. O pagamento pode ser feito através de transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário (opção disponível apenas para residentes no Brasil).

Kit: O Kit Peregrino inclui mochila, camiseta, boné, squeeze, guia do peregrino, livro litúrgico, etc. Será entregue nos locais credenciados para os peregrinos inscritos. E os responsáveis pelo grupo vão poder pegar o kit dos integrantes nas zonas de referência espalhadas pela cidade.

Hospedagem: As hospedagens serão em casas de família, paróquias, escolas públicas e particulares, universidades, ginásios poliesportivos, casas de festas e centros comunitários. Os grupos de peregrinos serão alocados de acordo com o idioma.

Deficientes: Durante todo o processo de preparação, a JMJ Rio2013 terá toda a consideração com as necessidades específicas dos jovens com deficiência, para assegurar a cada um as condições de alojamento adequadas e a plena participação nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.

Programação: A programação é bem extensa. Além dos atos centrais com a participação do Santo Padre - chegada do Papa, Via-Sacra e vigília em Guaratiba - o peregrino é convidado a participar das catequeses com os bispos pela manhã. Na parte da tarde pode escolher alguma atividade cultural.

Transporte: Ao chegar para o evento, você encontrará voluntários em postos de informações nos aeroportos e rodoviárias do Rio de Janeiro. Eles indicarão a melhor forma de fazer o deslocamento. Durante o evento, o peregrino vai usar o transporte público da cidade.

Idade: A JMJ é projetada para os jovens de 14 a 32 anos. No entanto, ela é aberta para toda Igreja. É necessário que o responsável do grupo de peregrinos tenha mais de 18 anos. E a participação de peregrinos menores de 14 anos só será permitida com a presença dos pais.

Alimentação: O café da manhã será disponibilizado nos locais de catequese, mesmo para os peregrinos que optarem por hospedagem particular. O peregrino também vai receber um cartão refeição para utilizar nos locais conveniados.

Participe deste evento! Inscreva-se no site http://www.rio2013.com/pt/inscricao


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: